A sexta e última Turma da Escola de Mídia de 2024 – TV em Movimento da TV Comunitária de Brasília teve resultados surpreendentes. A turma foi composta por crianças da 5ª Série do Centro de Ensino Fundamental 02 da Estrutural.

A turma produziu e apresentou três programas de tv ao vivo, que abordaram os seguintes temas: jogos de videogames; alimentação; inteligência artificial, eventos de animes e jogos.

A primeira parte da oficina, foi realizada na manhã de terça (21/5/24), na sala de TV da Escola, na Estrutural. Os alunos receberam a apostila da Escola de Mídia e assistiram a um vídeo sobre linguagem cinematográfica, que ensina também planos e movimentos.

No dia seguinte, quarta-feira (22/5/24), a oficina ocorreu nos estúdios da TV Comunitária, a turma conheceu os estúdios e as estruturas da TV Comunitária e se prepararam para ocupar as múltiplas telas do canal comunitário.


Por meio do curso, as crianças aprenderam a utilizar a televisão para divulgar o que pensam de suas vidas, do que gostam e não gostam. Serviu para mostrar que elas estão muito sintonizadas com as questões televisivas, tendo no seu meio influencers e quem domina a arte da edição e já utiliza o aplicativo Cap Cut para editar pequenos vídeos para seus canais de Tik Tok.

Vale ressaltar que os alunos vieram à tv acompanhados da diretora do CEF 02, Juliana Vieira, e das professoras Elizete da Silva e Juliana Gomes. As professoras Cristiane e Dani também colaboraram com as oficinas e a composição do grupo de alunos que participou das oficinas.

Um outro programa especial também fez parte da Turma. É o programa sobre Projetos Sociais, com a Dona Vera Guedes, que participou de recente oficina da TV Comunitária, no curso de Economia Solidária da Fiocruz na Estrutural. Dona Vera entrevistou o diretor da TV Rogério Barba, mais conhecido por Barba na Rua.

Abaixo, leia os resumos de cada programa realizado ao vivo:

GRUPO 1 – JOGOS

O grupo foi formado porAndré FelipeAna Clara, Maria CecíliaEnzo da ConceiçãoTamires de JesusMaisa Carvalho Icaro Rodrigues, que optou por ser um cameraman.A apresentadoraTamires iniciou o programa se apresentando e perguntando para seus colegas sobre seus jogos favoritos. Os colegas mencionam os jogos que gostam, se preferem jogar sozinhos.André comenta que o jogo que gosta, tem vários personagens e gosta de desenhá-losAna Clara disse que Roblox acompanha a sua infância e que gosta também de desenhá-los. Tamires gosta de um jogo de mercadinho que dá pra contratar funcionário, como um mercado de verdade.Enzo fala sobre as skins e personagens do seu jogo favorito, o Call of Duty, e que também gosta muito de outros jogos como Mário Bross.

GRUPO 2 – ALIMENTAÇÃO

O grupo formado por Isabella OliveiraMiguel Rodrigues, Rafaela RauanaLaura Cristal e Rafael Araújo debateram sobre a importância de frutas, legumes e cereais na alimentação do dia a dia.Laura iniciou falando sobre o tema e o nome dos colegas. Eles falaram sobre a validade dos alimentos, sobre a preocupação com os prazos de validade e a importância de cada um deles para a saúde.Rafael fala sobre as frutas, cita que a uva tem infinitas variedades para o consumo, como suco.Isabella cita sobre os principais grãos pra alimentação, arroz e feijão que são os grãos presentes na alimentação dos brasileiros, o alimento que está presente nas mesasRafaela fala sobre legumes, e a importância de ingerir legumes nas refeições. Cita cebola como tempero para dar mais sabor aos pratosOs colegas citam sobre as comidas favoritas, Miguel gosta de Frutas, Rafael de doce de banana, Isabela gosta de frango com milho, Rafaela gosta de bolo de cenouraFalam também sobre os alimentos que não gostam. Miguel, por exemplo, não gosta de feijão, ainda cita sorrindo que está fraco porque não come feijão. Rafael não gosta de quiabo. Isabela não gosta de caqui. Rafaela também não gosta de quiabo.Falaram também de doces que não são muito fãs, foi citado maria mole, doce de banana na casquinha, pirulito de chupeta e rapadura.Frisaram novamente sobre a importância da validade dos alimentos, verificar os prazos para não ingerir alimentos que estão vencidos.

GRUPO 3 – Inteligência Artificial / Eventos de animes e jogos

O grupo de Hayla Bruna, Marina dos Reis, Stephanie Lorrane, Miguel Alexandre, Vitor Gabriel e dos cameramen Givanilson Santos e Paulo Henrique Ribeiro iniciaram o programa falando sobre os animes que gostam. Hayla conta sobre as histórias do One Piece e que gosta bastante. Stephanie fala sobre Naruto, que é o seu anime favorito. Falam sobre as inspirações e histórias fantasiosas. Marina pergunta aos colegas sobre jogos favoritos, dentre eles foi citado Roblox, Free Fire, Stumble Guys, Fortneite, The last of Us, Minecraft. Hayla fala sobre os cuidados com jogos online, nas salas de bate papo, pra estar sempre em alerta e supervisão dos pais. Comentam sobre os personagens favoritos e suas respectivas personalidades. Marina pergunta sobre os jogos que jogavam quando eram menores, e hoje não tem mais interesse. Conversam entre si que começaram a assistir anime devido a influência de amigos, vizinhos e irmãos. Falam sobre os youtubers que comentam sobre jogos. Vitor fala sobre a importância de brincar na rua com os amigos e evitar o excesso de telas.

Dona Vera

A presença de Dona Vera numa oficina repleta de crianças foi uma grande surpresa, mostrando que a idade não é limite para novos aprendizados. Ela integra um grupo de pessoas da Estrutural que participou do curso de Economia Solidária, oferecido pela Fiocruz Brasília. Um grupo de nove pessoas prometeu participar da oficina e de conhecer a tv. Porém, Dona Vera foi a única que compareceu e não perdeu tempo. Foi para a frente das telas da TV Comunitária de Brasília entrevistou o diretor do canal Rogério Barba sobre a importância dos projetos sociais.

Ela iniciou se apresentando, falando sobre a Estrutural e os projetos sociais. Barba contou sobre projetos que tem para a comunidade carente por meio do Instituto Barba na Rua. Que não é somente cesta básica para a população, mas sobre a assistência de ensinar e incentivar de forma que sejam qualificados para o mercado de trabalho. Comenta que a pandemia trouxe muitas pessoas para situações de miséria e situação de rua. Um número que aumentou de forma exponencial. A entrevista de Dona Vera durou cerca de 20 minutos, passando pelo seu olhar social. Ao final Dona Vera agradeceu e falou sobre o projeto UM DIA SEM FOME.

Assista a íntegra da entrevista

Share This