Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista

Na última sexta-feira (03/05), o jornalista Pedro César Batista recebeu em seu programa Letras & Livros o advogado, economista, historiador e escritor Cláudio Antônio de Almeida. A edição tratou das obras literárias de Almeida, que incluem os livros de crônicas “Viu no que deu? Deu nisso!” e “Poucas e boas”, a coletânea de poesias “Vácuo”, e a obra de ficção “Terapeuta – Um grupo de terapia”.

Nascido em Minas Gerais, Cláudio Antônio de Almeida mudou-se para Brasília em 1960, quando o pai, que era deputado federal pelo PSD, foi transferido para a capital. Almeida compartilha que começou a se dedicar à escrita quando a filha teve a ideia de criar um blog coletivo, onde cada participante contribuiria com um pouco de texto. “Muitas pessoas se interessaram, incluindo membros da academia de letras e até mesmo da polícia militar. Durante minha aposentadoria, comecei a escrever crônicas, todas baseadas em situações verídicas que eu simplesmente materializei no papel, acrescentando um toque de humor”, destaca.

Segundo o escritor Cláudio Antônio de Almeida, o livro de crônicas -Viu no que deu? – relata um episódio de violência militar no qual ele foi detido em 1968 e levado para a garagem do banco BNDS, que servia como prisão. “Havia um cinema onde eram realizadas as censuras de peças teatrais e filmes, e ali passavam vários estudantes. Havia diversas marcas de sangue, até que um militar me informou que eu estava sendo convocado para o exército. Fui levado para lá e permaneci por algum tempo”, revela.

Cláudio Antônio de Almeida compartilha que ficou impressionado com a falta de preparo das pessoas na época. “O nosso -crime- era simplesmente pensar, desejar por uma universidade melhor, lutar por melhores condições de estudo no Ministério da Educação, e por isso a repressão militar foi muito intensa”, relembra.

O convidado da edição também menciona que as crônicas não formam uma narrativa contínua; elas surgiram à medida que ele se lembrava de fatos interessantes. “A crônica -Deu nisso!- também faz parte da minha história, inclui histórias da família, eventos pessoais como relacionamentos amorosos, viagens, entre outros. São pequenas crônicas que foram escritas de forma que qualquer uma das obras possa ser lida em ordem aleatória”, explica.

Cláudio Antônio de Almeida destaca que sua personalidade e filosofia de vida foram moldadas por essas histórias e experiências. Para entrar em contato com o escritor, basta acessar o blog https://www.claudioantoniodealmeida.com/contact-8ou entrar em contato pelo Instagram @almeidaclaudioantonio, ou ainda pelo telefone (61) 9 8112-9444.

Confira todos os detalhes desta entrevista na íntegra: 

Share This