Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista

Transmitido ao vivo na sexta-feira (26/04), o programa Letras & Livros apresentado pelo jornalista Pedro César Batista, contou com a participação da escritora, compositora e nas horas vagas, bailarina Tayssa Rondon para uma conversa sobre seu novo livro “Me Chame de Loba”. 

Esse programa é uma parceria da TV Comunitária com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da 4ª Edição do projeto Brasília Mostra Sua Cara e Cultura.

Tayssa Rondon compartilha que a inspiração para escrever o livro -Me chame de loba- veio da necessidade de transmitir uma mensagem sobre a liberdade de não se enquadrar em padrões sociais. Ela comenta que, atualmente, a comunicação é predominantemente feita por meio das redes sociais, YouTube, fotos e selfies, e brinca ao dizer que se sente cancelada por não fazer parte desse universo digital. 

“Desde criança, eu sinto que a sociedade tenta impor padrões e moldar as pessoas, mas eu sempre soube quem eu era e nunca me importei em seguir padrões, pois sempre tive minhas próprias ideias bem definidas”, enfatiza.

Segundo a advogada e escritora Tayssa Rondon, a personagem Helena de seu livro -Me chame de loba-é retratada como uma figura forte e guerreira, transmitindo a mensagem de que não devemos nos importar com as opiniões alheias, pois é impossível agradar a todos, mesmo que nos esforcemos.

Ela destaca que a criação desta obra foi um processo de evolução pessoal, descrevendo-o como a necessidade de transferir seus pensamentos para o papel, a fim de deixar um legado significativo.

Tayssa Rondon ressalta que ao publicar o livro, sentiu como se estivesse dando à luz a um segundo filho. Ela compartilha a emoção de ver alguém no shopping segurando seu livro, sentindo que aquela pessoa carregava uma parte dela consigo. 

“Eu levei seis meses para escrever esse livro, e já estou escrevendo o segundo. Mas os meus projetos não se restringem somente a livros, composições musicais ou doutrina acadêmica do direito, eu também tenho um projeto de dar voz as minorias e ajudar aqueles que estão as margens da lei”, revela.

Durante a entrevista, a convidada da edição compartilha mais detalhes sobre as obras literárias da mãe. Tayssa Rondon menciona que os escritos abrangem tanto o público infantil quanto o adulto, destacando a habilidade da mãe em escrever poemas, citando o livro “Casa da Esquina”, no qual a autora aborda um antigo estado do Mato Grosso, hoje inexistente, e outros temas que ao longo do tempo foram perdidos. 

“Às vezes parece que as pessoas estão regredindo no sentido humano e nós precisamos regatar isso, mas não é uma coisa que vai ser resolvida do dia para a noite, isso exige muito trabalho que poucas pessoas estão dispostas a fazer”, pontua.

Confira esta edição completa: 

Share This