Vem aí a Turma 6 da Escola de Mídia – TV em Movimento da TV Comunitária de Brasília, a ser realizada nos dias 8 e 9 de maio, com 26 alun@s da Escola Classe Sonhém de Cima, que fica no Assentamento Contagem, na região da Fercal, após a fábrica de cimento.  

As oficinas foram combinadas com o professor da Escola, Sérgio Teixeira. Ele é educador camponês da Secretaria de Educação do DF e atua na Escola Classe Sonhém de Cima. Ele é também Mestre em Educação do Campo, integrante do Fórum Permanente de Educação do Campo do Distrito Federal (Fecampo) e do Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec).

O professor Sérgio é apaixonado pela TV Comunitária e já participou de duas oficinas da Escola de Mídia: uma com a galera da Rádio Utopia de Planaltina e outra na sede da tv em plena época de pandemia. E concedeu longa entrevista sobre Educação no Campo no TV Sinpro, transmitido ao vivo pela TV Comunitária em 17 de maio (https://www.youtube.com/watch?v=hfqgWxXxggs).

Além dos adolescentes da Escola Classe Sonhém de Cima, oito adultos da Estrutural, que participam do projeto Diálogos sobre Economia Solidária da Fiocruz-DF, vão integrar a oficina na TV, na manhã de 9 de maio.

Nos dias 5, 6 e 7 de maio, os inscritos na Turma 6 vão receber, via whattsapp, o material didático da Escola de Mídia. Por meio do grupo de whattsap, em baixa resolução, as alunas e alunos receberão apostila de cerca de 20 páginas com a história da TV Comunitária, dicas de roteiro e linguagem cinematográfica.

Receberão também quatro vídeos: um sobre planos e movimentos de câmera; dois da série Marcos da Ciência sobre a captura de imagens desde 1884 até nossa era digital, e sobre a TV no Brasil, desde seu início em 1950; e um sobre a Escola de Mídia, com dica de como se faz um roteiro de vídeo, que está na apostila.

A apostila fala sobre a a História de Luta de 26 Anos da TV Comunitária, traz links da legislação de tv por assinatura e tem o Capítulo de Comunicação da Constituição, bem como dicas de roteiro e linguagem cinematográfica (planos, movimentos de câmera e enquadramentos).


No dia 8 de maio, a primeira oficina será realizada na Escola, na parte da tarde de quarta-feira, 8 de maio, de 14h até 17h. No dia seguinte, a segunda oficina será realizada nos estúdios da TV, na quinta-feira, 9 de maio, de 9h até 13h, com café da manhã e almoço. O transporte dos alunos da escola até a tv é financiado pela emissora.

Nos estúdios da TV, os alunos e as alunas vão se familiarizar com a iluminação, as câmeras, a ilha de transmissão. Vão aprender a falar e a se expressar com segurança num canal de televisão. Depois, em grupo por afinidade temática, todos e todas vão participar de transmissões, ao vivo, pelo canal 12 na Claro NET da TV Comunitária e por suas redes sociais: youtube, instagram, facebook e site.

Desta forma, o público da TV Comunitária poderá acompanhar a oficina e participar com comentários e curtidas e compartilhar os programas para aumentar a audiência da Escola de Mídia – TV em Movimento.

Share This