Desde a última década do século passado, a jornalista, roteirista e responsável pelo programa televisivo “O Brasil Visto do Chão”, Professora Míriam Cris Carlos, tem se dedicado à pesquisa sobre a vida e obra de Clementina de Jesus, assim como à música afro-brasileira. Reconhecida como uma das mais importantes vozes da cultura afro-brasileira, Clementina de Jesus, uma mulher negra de origem banto e descendente de ex-escravos, vai além de sua figura como cantora.


Para a Professora Miriam Cris Carlos, a música negra, representada por Clementina, transcende os aspectos sonoros que a compõem, tornando-se a personificação das resistências, lutas e ressignificações culturais do povo negro no Brasil. Sua pesquisa destaca-se pela abordagem multidisciplinar, que não se limita apenas à música de Clementina, mas também adentra seu contexto histórico, social e cultural.


Como roteirista do documentário pioneiro “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”, a Professora Miriam desempenhou um papel crucial na divulgação e preservação da memória da cantora. Além disso, seu segundo pós-doutorado, conduzido na Universidade de Brasília (UNB) sob a supervisão do professor Gustavo de Castro, reforça seu compromisso contínuo com o estudo e a valorização das contribuições culturais afro-brasileiras.
Ao longo de sua carreira, a Professora Míriam Cris Carlos tem se dedicado na promoção da diversidade cultural e na valorização das raízes africanas na cultura brasileira,como  um marco na compreensão e celebração da riqueza cultural do Brasil.

Share This