Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista

No programa Barba na Rua de Segunda-Feira (18/03), apresentado por Rogério Barba, Eduardo Xavier, integrante do projeto “Os Caçadores de Bons Exemplos”, foi o convidado. O projeto tem uma longa trajetória e é liderado pelo casal formado por Eduardo Xavier e Iara. Nesta edição, foi compartilhada a história de vida do casal, com o intuito de compreender o que motivou a corajosa decisão de eles de abandonarem tudo para viajar e auxiliar outras pessoas.

Eduardo Xavier, natural de Juiz de Fora, MG, relata que conheceu sua esposa Iara em Divinópolis, MG, e juntos decidiram iniciar sua jornada em janeiro de 2011. “Estamos completando 13 anos na estrada. Às vezes as pessoas enxergam apenas o lado encantador de viajar, mas nós abandonamos tudo o que tínhamos, vendemos nossos pertences e colocamos o que restou em um carro. Adaptamos o veículo com geladeira, guarda-roupa e instalamos uma barraca automotiva no teto. Assim, partimos em busca daqueles que estão dedicados a ajudar o próximo”, esclarece.

Segundo Eduardo Xavier, a proposta é entender o que motivou essas pessoas a passarem do estágio de sensibilização para a ação em prol do próximo. “Temos catalogados mais de 6.600 projetos em nossas redes sociais, o que nos torna a maior curadoria de projetos sociais do Brasil. Nossa extensa experiência inclui viver em um carro como casal. Minha esposa não está presente nesta entrevista porque está envolvida em outro compromisso”, explica.

O convidado da edição destaca que as viagens tiveram como objetivo transformar o casal. “Partimos para a estrada com a intenção de nos transformar, compreender as ações dessas pessoas altruístas, entender como elas saíam do estado de sensibilização para se mobilizarem e promoverem mudanças no mundo. Nossa ideia inicial era realizar uma viagem de 5 anos e então retornar à nossa cidade, Divinópolis, para estabelecer um projeto e colaborar com uma ONG da nossa cidade”, relembra.

Eduardo Xavier compartilha que ele e sua esposa chegaram à conclusão de que a jornada seria de continuidade e conexão. Eles buscavam conectar aqueles que podem ajudar com aqueles que precisam de ajuda. “No final de 2014, quando planejávamos interromper nossa viagem para iniciar uma nova jornada de um ano fora do Brasil, as pessoas começaram a questionar por que iríamos sair do país, já que o Brasil ainda tem muito a oferecer.

Compreendemos então que a mudança precisa começar de dentro para fora, e não o contrário. Decidimos permanecer no Brasil para conectar mais pessoas. Os 5 anos planejados para visitar 50 países foram dedicados exclusivamente a percorrer o Brasil”, conta.

Xavier também menciona que durante essa jornada eles gravaram alguns documentários para a Globo, para o programa -Como Será-, com três temporadas, totalizando 36 episódios, ao longo de três anos consecutivos. “Decidimos que só sairíamos do país se fôssemos convidados para algum evento. Nessa circunstância, visitamos 14 países”, destaca.

O convidado da edição relembra que está há 13 anos na estrada, com vários projetos espalhados pelo mundo. “São mais de 2.100 cidades que nós já passamos e temos algum projeto. Ou que catalogamos algum projeto ou que fizemos alguma palestra, alguma ação. Mais do que esse número de 1 milhão de KM por todos os estados brasileiros, o que importa são as histórias e as pessoas que conhecemos”, afirma. 

O convidado da edição relembra que está há 13 anos na estrada, envolvido em diversos projetos espalhados pelo mundo. “Já passamos por mais de 2.100 cidades onde desenvolvemos algum projeto, catalogamos iniciativas ou realizamos palestras e ações. Além de percorrer mais de 1 milhão de quilômetros por todos os estados brasileiros, o que realmente importa são as histórias e as pessoas que conhecemos ao longo do caminho”, afirma.

Assista esta edição na íntegra: 

Share This