No Papo de Artista da última sexta-feira (15), Ádyla Maciel entrevistou Glauber Ferreira que nasceu em Varginha (MG), em 1973, e vive em Brasília desde a infância para contar mais detalhes de suas obras literárias: Mosaicos e Observadores de formigas. Ambos de minicontos e publicados pela Editora Penalux. Além desses, Glauber Ferreira também publicou Poesia Estradeira, pela Editora Thesaurus, e Salada de cores (poesia infantil), pela Editora Coralina.

Glauber Ferreira é formado em psicologia e posteriormente entrou na Polícia Civil do DF. Participou de algumas antologias literárias, inclusive na Argentina e na Alemanha. Em 2010 foi o vencedor (na categoria não-residentes) do concurso de contos promovido pela Prefeitura de Barueri – SP. Também já teve textos selecionados no concurso Pão com Poesia (Blumenau-SC), e Poesia nos ônibus (Gravataí e Santa Rosa -RS).

“Eu sempre gostei muito de ler e faço isso desde criança. Eu estava muito ansioso para ter um livro solo e já tinha participado de algumas antologias, mas eu queria ter o meu próprio livro e comecei reunir alguns minicontos”, explica o escritor.

Ferreira diz ainda que o livro Salada de cores (poesia infantil), trata o tema da tolerância com crianças pequenas. “É uma forma demostrar que é importante estarmos acompanhados de outras pessoas. Eu pensava muito nessa questão da tolerância entre as pessoas porque hoje em dia elas se agridem por qualquer motivo”, pontua.

Segundo o escritor Glauber Ferreira, o livro Observadores de Formigas é composto por minicontos. “É o segundo desse estilo, o primeiro é o Mosaicos. O Observadores de Formigas é um livro que eu gostei muito de fazer porque me identifico muito com proza”, afirma Ferreira.

Ao final da edição, o conselho que o escritor Glauber Ferreira deixa aos interessados em publicar seus textos, é que não precisam ter pressa, podem começar mostrando-os nas redes sociais ou imprimindo para não os perder. “Mostre para pessoas desconhecidas também e depois que você achar que já tem um material interessante, aí sim você pode começar a procurar uma editora”, ressalta.

Assista esta edição completa aqui:

Share This