Ao longo do mês serão oferecidas, em parceria com o Sesc, mamografias, exames preventivos e citopatológicos e a inserção do DIU

O Outubro Rosa está chegando! Em breve, o Palácio do Buriti estará iluminado em tons de rosa e a Secretaria da Mulher (SMDF) preparou uma programação especial para a campanha, em parceria com o Sesc-DF e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Ao longo do mês, as mulheres do Distrito Federal terão acesso a diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A divulgação do calendário das ações previstas para o mês será na segunda-feira (3), às 17h, no Salão Branco do Palácio do Buriti.

Na ocasião, também será realizada a abertura da exposição de fotos “Amor, I Love You”, realizada pela Ong Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, com o apoio da SMDF, que retrata oito mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama e conseguiram reconstruir a autoconfiança, a autoestima e a força para viver.

O objetivo da exposição é sensibilizar as pessoas de que, com a realização de exames preventivos para garantir que o tratamento comece nos primeiros estágios da doença, é possível alcançar a recuperação e a superação, além de reforçar a importância da rede de apoio para as mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

Entre os serviços que serão oferecidos em outubro, a carreta do Sesc passará por pontos do DF ao longo do mês, como Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural, juntamente com a unidade móvel da Secretaria da Mulher e o Ônibus Sesc + Saúde.

Serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc-DF, 800 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e 800 vagas para exames citopatológicos, em mulheres com idade entre 25 e 64 anos. As interessadas na mamografia deverão realizar cadastro prévio por meio da administração das Regiões Administrativas visitadas ao longo do mês. Será preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus) para o agendamento do exame.

Já o Ônibus Sesc + Saúde realizará 20 atendimentos por dia, divididos em consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino, o DIU. Para realizar o exame preventivo, a mulher deverá ter de 25 a 64 anos e levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus). Quem quiser fazer a inserção do DIU de cobre precisa estar com o preventivo em mãos, com validade de até 1 ano, e com teste de gravidez de sangue feito nas últimas 24 horas, caso não esteja menstruada. Menores de idade precisam estar acompanhadas de responsável.

Além dos exames oferecidos pelo Sesc-DF, a equipe da Secretaria da Mulher levará informações sobre os cuidados preventivos oferecidos pela rede de saúde e sobre o autoexame das mamas, rodas de conversa e palestras sobre a promoção da saúde feminina, assim como orientações sobre o enfrentamento à violência de gênero, sobre o fluxo de atendimento nos equipamentos da SMDF e sobre o cadastro para os cursos gratuitos ofertados pela pasta.

Também acontecerá a ação #SextaRosa, em parceria com o Sinduscon-DF, por meio do convênio da Rede Sou Mais Mulher. A equipe da secretaria percorrerá canteiros de obras do Distrito Federal levando às trabalhadoras da construção civil palestras informativas sobre prevenção e enfrentamento ao câncer de mama.

A campanha

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha Outubro Rosa foi criada pela Lei n° 13.733, de 16 de novembro de 2018, e dispõe sobre a realização de atividades para conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro. Neste período, reforça-se a importância de compartilhar informações de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de orientação sobre acesso e atendimento pela rede de saúde.

Share This