Ancorado pela jornalista Camila Piacesi, o programa Baú musical da terça-feira (26/1/21), recebeu o escritor Ruy Godinho, um dos fundadores da TV Comunitária de Brasília, para falar sobre o lançamento da Plataforma VALEU, voltada para financiar projetos culturais.

O paraense Ruy Godinho, autor da série dos livros “Então, foi assim?”, é produtor multimídia, pesquisador, radialista, ator, diretor, e divulgador da Música Popular Brasileira. Além disso, ele fundou a AbraVídeo, uma produtora pioneira em vídeo popular e sindical.

Ruy Godinho explica que sua obra “Então, foi assim?”, tem o volume 1 que foi feito em 2008, o volume 2 em 2010, o volume 3 em 2013 e o volume 4 em 2017. Godinho explica ainda que há abordagens de quase 300 músicas nessas edições.

Ele vai atrás das fontes primárias para saber como foram feitas as letras e melodias, para então contar a história do surgimento dessas 300 canções. “Essa série de livros teve uma boa receptividade, eu tive patrocínios diversos como: Bancorbrás, Sesc, Caixa Econômica Federal” conta.

De acordo com o escritor, está previsto para reiniciar entre fevereiro e março a campanha de lançamento do volume Então Foi Assim – Compositores Mineiros, com cerca de 50 músicas do Clube da Esquina.

“Espero que a gente consiga lançar o volume Compositores Mineiros até junho de 2021. Mas a pesquisa continua, é um trabalho interminável”, relata. 

Godinho revela que está criando uma plataforma de captação de recursos para viabilização de projetos culturais e esportivos, intitulada VALEU, com previsão de lançamento para março deste ano. O escritor diz que nesse primeiro momento, será priorizado projetos corporativos e depois será aberto para os projetos individuais. “Estou muito ansioso para lançar essa plataforma que foi desenvolvida como uma alternativa de gerar emprego e renda. 

Ela será a primeira plataforma de Brasília com captação de recursos que prometem viabilizar projetos tradicionais de Brasília, como a própria TV Comunitária, Clube do Choro, Orquestra Filarmônica, eventos culturais sindicais e outros” reforça. 

Confira todos os detalhes dessa edição na íntegra:

Share This